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Programa de Conservação Auditiva
Qualidade que faz a diferença, inovação que encanta. Escolha a Excelência!
Ouça o futuro com proteção: Nosso compromisso com o Programa de Conservação Auditiva.
O PCA – Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, deve sempre estar perfeitamente integrado com o PCMSO e o PPRA. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.O presente documento encontra-se em acordo com a Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual estabelece a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo estabelecimento de trabalho com Níveis de Pressão Sonora Elevados.OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PCA SÃO:+ Melhorar a qualidade de vida do trabalhador; + Identificar funcionários com problemas na audição; + Diagnosticar precocemente as perdas auditivas; + Adequar as empresas às exigências legais; + Reduzir custo de insalubridade; + Redução de reclamatórias trabalhistas.
As 3 fases do PCA:
Consiste na obtenção de informações preliminares (dados, registros, etc.), obtidas através de bibliografia, visita prévia e entrevistas ou questionários aplicados com pelo menos um colaborador ocupante de cada função e seu respectivo superior imediato, com a finalidade de identificar os riscos potencialmente nocivos à saúde existentes no ambiente de trabalho.
Consiste no levantamento qualitativo e quantitativo dos riscos potencialmente nocivos à saúde e presentes no ambiente de trabalho e sua comparação com os Limites de Tolerância existentes.
Consiste na aplicação de um plano de trabalho que inclua medidas de controle coletivas, preferencialmente, e/ou individuais, visando a eliminação dos riscos potencialmente nocivos à saúde ou à sua neutralização (atenuação aos Limites de Tolerância aceitáveis).